sábado, 28 de agosto de 2010

Que tal montar sua própria horta?


Já sei: vai dizer que não dá! E sei também que você vai arrumar milhões de justificativas pra dizer que o projeto é inviável: “Não sei mexer com plantas.” “Dá muito trabalho.” “Moro em apartamento.” “Não tenho espaço.”

Joga essa preguiça pra lá colega porque é possível sim senhora!!!

Você pode ter tudo bem ao alcance das suas mãos, dos seus olhos e do seu paladar: pimenta, alecrim, salsa... E nem é preciso ter um grande quintal!

Bastam algumas mudinhas, uma floreira bonita ou um vaso charmoso, um pouquinho de terra e uma certa dose de boa vontade! Ok?! Estamos combinadas?

Ah ta... Esqueci de um detalhe né?! Espaço?

Nem tanto assim. Se você mora em apartamento, que vai ser o meu caso dentro de pouco tempo, por exemplo, aproveite a varanda ou um cantinho ensolarado da cozinha pra fazer sua pequena horta.

Vá até uma loja especializada em jardinagem e se prepare! Eu vou assaltar a horta da minha mãe mesmo!!!
Você vai encontrar muita coisa legal por lá. Mas vai com calma afobadinha! Escolha os materiais básicos e umas três ou quatro mudas pra começar.


Mãos à terra?

Você pode usar um vaso, uma lata charmosinha ou uma floreira, desde que o recipiente tenha pelo menos 20 cm de prefundidade. Caso ele tenha buracos para drenar a água (o que seria ótimo), coloque uma pequena tela de material plástico no furo e prenda com arame. Isso evita que o conteúdo do vaso escape.

Depois coloque uma camada de argila expandida¹ no fundo e cubra com um pedaço de manda de bidim². Por cima, coloque bastante substrato e vá acomodando as mudas, lembrando de deixar espaços entre elas (reserve cerca de 20 cm de diâmetro pra cada plantinha). Após o plantio, regue sua horta.

Viu?! Que simples?!
E você aí... Fazendo doce...


Diquinhas

Uma sugestão pra nós iniciantes (sim, também vou fazer a minha primeira!) é começar plantando manjericão, salsa crespa, camomila, tomilho, alecrim, rúcula, erva-doce, sálvia, guaco e alface lisa, que pode ser colhida bem novinha.

Coloque sua jardineira em um local que pegue o sol da manhã e onde não bata muito vento. Regue sua mini-horta todos os dias pela manhã, mas lembre-se: a terra tem que estar úmida e nunca encharcada. Se a planta crescer e avançar muito sobre a vizinha, faça uma poda. Cada uma no seu quadrado!

Colha apenas aquilo que for usar e quando for usar. Na hora de colher, use uma tesoura bem afiada e corte a planta cuidadosamente, evitando os brotos. Uma dica importante é deixar as luvas sempre de lado ao cuidar da sua horta e colocar as mãos na terra para sentir as boas energias da natureza. Só cuidado com as unhas né gata?!


Fique de olho

  • Opte por plantas de pequeno porte
  • Evite plantar em recipientes de plástico
  • Adube sua horta uma vez por mês com adubo orgânico
  • Tenha o habito de verificar as folhas em busca de insetos e fungos, que devem ser retirados manualmente ou com inseticida natural.
  • Certifiques-se que você terá de 5 a 10 minutos diponiveis diariamente para cuidar da mini-horta.
  • Inclua ervas aromáticas na sua pequena horta, pois elas são uma boa estratégia para repelir pragas.
  • Você pode usar pedriscos ou cascalhos no lugar de argila expandida.


Mas hein?!

Não sabe o que é argila expandida e manta de bidim?! A Arquiteta explica!

¹ Argila expandida: pedrinhas que ajudam a fazer a drenagem da água.

² Manta de bidim: cobertura que ajuda a manter a umidade.


Pois é meu bem... Agora é só você sair da frente desse computador e começar a horta!
Que além de subsidiar temperinhos maravilhosos pra sua cozinha ainda pode ser uma ótima terapia de relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário