segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aaa aaa aaatchim!

É colega... A “marvada” me pegou. Ou será que fui eu quem pegou ela?

Nesse período do ano de baixas temperaturas, e na nossa querida Joinville de muita chuva, não é raro encontrar alguém por aí com o nariz vermelho, respiração pesada e perguntando “Bããeee! Cadê binha bamiseta?”

Pois é... Eu to BEM assim.

Mas e aí... É gripe ou resfriado?

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera – de abril a setembro. Poder levar à pneumonia, hospitalização e morte. As epidemias de gripe normalmente tem seu pico em duas semanas e duram 2 a 3 meses.

De uma maneira geral, o vírus influenza ocorre de maneira epidêmica uma vez por ano. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica, imunidade enfraquecida e idosos têm uma tendência a infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais.

Já o resfriado é uma infecção simples do trato respiratório superior - acomete o nariz e a garganta, durando de poucos dias a poucas semanas (usualmente, menos de duas semanas). Neste tipo de infecção ocorre uma grande destruição do revestimento interno das vias respiratórias pelo vírus. As defesas do organismo do indivíduo afetado reagem, causando mais inflamação. Isso pode fazer com que bactérias que estejam nas vias respiratórias se aproveitem da situação, produzindo muco (catarro) purulento que pode ser expelido pelo nariz ou pela boca. Isto explica porque, em alguns casos, um simples resfriado por vírus pode levar uma pessoa a desenvolver uma pneumonia por bactérias.

O resfriado termina quando o revestimento interno lesado se regenera e, então, a infecção está resolvida.

Os resfriados são mais comuns que as gripes. Os adultos, em média, têm de dois a quatro resfriados ao ano, e as crianças (especialmente os pré-escolares) de cinco a nove. Apesar dos resfriados não terem tratamento específico, eles são auto-limitados. Independentemente de usar medicações ou não, dentro de poucos dias as pessoas melhoram. Após três a quatro dias, o resfriado deve melhorar, embora alguns sintomas possam persistir até duas semanas. Caso dure mais que isso, é importante a realização de uma consulta médica para investigar a possibilidade de que uma infecção bacteriana possa ter surgido após o resfriado – pneumonia, laringite (inflamação das cordas vocais), sinusite ou otite.

Pronto. Já descobri que eu to é resfriada e não gripada. Então... Falemos deste mal que me aflige.

Como se pega

Para uma pessoa pegar um resfriado, é necessário que o vírus entre em contato com o revestimento interno do nariz. As viroses que chegam até os olhos ou boca também podem se estender até o nariz. Em alguns casos, a pessoa pode infectar-se pelo vírus através de outra. Uma pessoa resfriada, ao espirrar, espalha gotículas no ar com muco e vírus. Uma segunda pessoa, ao respirar este ar contaminado, faz com que o vírus entre em contato com o nariz e acaba desenvolvendo a doença. Contudo, a via mais comum de transmissão destas viroses é pelo contato direto.

O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas.

O que se sente

Normalmente, os sintomas surgem de 1 a 3 dias após a pessoa entrar em contato com o vírus, e podem durar até uma semana, na maioria dos casos. Os principais sintomas são:

  • Nariz com secreção (coriza) intensa – como água nos primeiros dias. Mais adiante, pode tornar-se espessa e amarelada
  • Obstrução do nariz dificultando a respiração, espirros, tosse e garganta inflamada (dolorosa)
  • Diminuição do olfato e da gustação
  • Voz “anasalada” Rouquidão
  • Adultos podem ter febre baixa, enquanto as crianças podem ter febre alta
  • Dores pelo corpo e de cabeça


Como se trata

Não há tratamento para o combate do vírus causador da doença.

A orientação dada pelo médico visa atenuar os sintomas da doença e dar condições adequadas para que o organismo da pessoa afetada logo se recupere.

Para isso, é importante que a pessoa tome bastante líquido, como água e sucos, uma vez que a boa hidratação previne o ressecamento do nariz e da garganta, facilitando a eliminação das secreções contaminadas.

Como se previne

Como muitos vírus diferentes podem causar resfriados, ainda não se desenvolveram vacinas eficazes.

É quase impossível não pegar um resfriado. Mas existem algumas atitudes que podem diminuir este risco:

  • Lavar freqüentemente as mãos e ensinar para as crianças a sua importância
  • Se possível, evitar contatos íntimos com pessoas resfriadas
  • Sempre lavar as mãos após contato com a pele de pessoas resfriadas ou com objetos tocados por estes
  • Manter seus dedos longe dos seus olhos e nariz
  • Não compartilhar mesmo copo com outras pessoas
  • Manter limpos a cozinha e o banheiro, especialmente quando alguma pessoa da casa está resfriada
Para que a doença não se dissemine é importante que a pessoa resfriada:
  • Cubra o nariz e a boca com um lenço ao tossir ou espirrar;
  • Lave suas mãos após tossir ou espirrar
  • Se possível, ficar longe de outras pessoas nos primeiros três dias da doença, quando o contágio é maior


Espirrei. Estou com gripe ou resfriado?
O fato de espirrar não significa necessariamente que a pessoa está resfriada. Ela pode ser alérgica a alguma coisa ou ter entrado em contato com o ar frio e, desta forma, o corpo sofreu uma reação. O espirro é uma reação fisiológica do organismo para eliminação de impurezas depositadas nas vias aéreas.

O Frio causa resfriado?
Gripes e resfriados são doenças virais. Logo, uma pessoa nunca ficará gripada por causa do frio, se não houver o vírus no ambiente. O frio não é a causa, mas propicia a transmissão do vírus. Muitas pessoas tendem a ficar aglomeradas em locais fechados quando a temperatura abaixa. Esses ambientes, onde as pessoas tossem, espirram ou falam muito perto umas das outras são ideais para a disseminação do vírus. A recomendação que muitas mães dão a seus filhos para que eles coloquem um agasalho e não fiquem no sereno não impedirá uma gripe, por exemplo. Mas, essa atitude irá manter a temperatura corpórea adequada e com os níveis equilibrados, o que, de fato, é importante.

Vitamina C combate a gripe/resfriado?
Não existe nenhum remédio que ataque o vírus da gripe ou do resfriado. O próprio organismo cura essas doenças. Os remédios que estão à venda nas farmácias e drogarias são sintomáticos, ou seja, servem para aliviar os sintomas. Eles servem para dar uma sensação de bem-estar aos pacientes. São indicados analgésicos e anti-térmicos em casos de febre e dor, descongestionantes nasais para nariz entupido e xaropes para tosses. Já sobre a vitamina C, não há nenhuma comprovação científica de que ela previna ou cure gripes e resfriados. Os resultados dos estudos feitos para comprovar essa propriedade da vitamina C deram todos negativos.

Agora que você já tá bem informada: SE CUIDA GATA!


PS: Enquanto prepara esse post eu espirrei 9 vezes, meu nariz entupiu e gastei 17 folhas de lenço de papel.



Um comentário:

  1. Gripes... Resfriados... aff... Amei seu blog..
    Vou sempre espiar.. =)

    Blogueiras sim... =*********************

    ResponderExcluir